31 janeiro 2008

Estudantes de baixa renda terão acesso a pré-vestibular gratuito

Os estudantes interessados em se preparar para o vestibular devem ficar atentos.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio do Centro Cultural Thiago de Melo abrirá, no período de 12 a 14 de fevereiro, as inscrições para o “Projeto de Olho no Vestibular”. Serão oferecidas 500 vagas para estudantes de baixa renda que morem, preferencialmente, nas zonas Leste e Norte de Manaus.

Para participar do projeto, os estudantes deverão passar por uma seleção que será realizada em duas fases. A primeira fase consistirá na análise da ficha socioeconômica dos participantes e a segunda etapa consistirá em avaliação por meio da qual, os candidatos responderão a 50 questões, envolvendo conteúdo básico das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática Básica, Atualidades, além de redação.

No ato da inscrição o estudante deverá estar munido da cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade de ensino médio (regular, técnico ou equivalente) ou declaração de que está cursando a última série do ensino médio. No caso de supletivo, o estudante deverá levar comprovante com previsão de término em 2008.

De acordo com a gerente do Centro Cultural Thiago de Mello, Rosa Nogueira, o projeto “De Olho no Vestibular” foi criado em 2006, em caráter experimental e é voltado para a inclusão de jovens dos setores carentes que desejam ingressar na vida acadêmica das universidades públicas. As aulas preparatórias são ministradas por professores da Seduc e acontecem no ‘Centro Cultural’ nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Rosa Nogueira comentou que no decorrer do curso, os estudantes recebem aulas de todas as disciplinas solicitadas no vestibular, assim como participam de simulados baseados em provas anteriores dos exames da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Resultados positivos

Desde a sua implantação, “De Olho no Vestibular” já contabilizou diversas aprovações nas universidades públicas do Estado. Em 2007, 14 estudantes conquistaram uma vaga na Universidade do Estado do Amazonas nos cursos de Educação Física, Turismo, Matemática, Dança, Administração, Tecnologia em Produção Pesqueira e Música.

Além de oferecer a preparação necessária para os exames de seleção das universidades, o Projeto “De Olho no Vestibular” também investe na cidadania de seus estudantes por meio de diversas atividades extra-classe, como acesso a bibliotecas, Internet, palestras, painel do vestibulando, encontro com escritores, notícias dos principais vestibulares do país e até oportunidades de emprego.

O Centro Cultural Thiago de Mello está localizado na Avenida Grande Circular s/nº. Maiores informações podem ser obtidas por meio do número 3638-8855.

0 Comentário (s):

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Fique à vontade para comentar.

Em Destaque

    Site da Secretaria de Educação do Amazonas, com notícias atualizadas sobre as escolas, informações institucionais e outros destaques. Visite.

    Site que visa facilitar o acesso à escola pública e principalmente evitar que a população enfrente longas filas para se matricular ou matricular seus filhos. Acesse.

    Manuais do sistema utilizado nas escola públicas do Amazonas, informativos, dicas de informática e muito mais. Visite.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO